25 de novembro de 2021

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher



No dia de hoje, 25 de novembro, é oficialmente designado pela ONU, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. Este dia está relacionado com a homenagem às irmãs Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, que ficaram conhecidas como as "La Mariposas", presas, torturadas e brutalmente assassinadas em 25 de novembro de 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo, pois se opuseram à ditadura do mesmo.  Atualmente a data vem sendo promovida pela ONU e pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e Ministério do Desenvolvimento e Combate à fome, sendo fonte de divulgação o Disque 180, que atende casos de denúncias de violência contra as mulheres. blog silvania melo, blogueira, blog

No dia de hoje, 25 de novembro, é oficialmente designado pela ONU, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. Este dia está relacionado com a homenagem às irmãs Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, que ficaram conhecidas como as "La Mariposas", presas, torturadas e brutalmente assassinadas em 25 de novembro de 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo, pois se opuseram à ditadura do mesmo. 

Atualmente a data vem sendo promovida pela ONU e pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e Ministério do Desenvolvimento e Combate à fome, sendo fonte de divulgação o Disque 180, que atende casos de denúncias de violência contra as mulheres.


Violencia contra as mulheres, dia internacional da violencia contra as mulheres, disque 180, dia contra a violência das mulheres, feminicídio

Você sabe o que é considerado violência contra a mulher?

Todo ato de violência baseado no gênero que tem como resultado o dano físico, sexual, psicológico, incluindo ameaças, coerção e privação arbitrária da liberdade, seja na vida pública ou na privada.

No momento, 125 Países contém Leis específicas de proteção à mulher, sendo que a legislação brasileira (Lei Maria da Penha)é considerada uma das 3 mais avançadas do mundo. Apesar desse avanço, o Brasil é o 7º País  numa lista de 84, com maior número de feminicídios.

Uma em cada três mulheres atualmente, sofrem algum tipo de violência doméstica.

Muitas mulheres que estão nesta situação, geralmente o agressor já a sensibilizou, a manipulou e a agrediu de tal forma que a mesma sente-se dependente dele. Muitas são dependentes financeiramente , têm filhos, não podendo arcar com as despesas sem o agressor (que na maioria das vezes é o parceiro com quem tem laços de afeto). Na maioria dos casos essas mulheres têm vergonha de denunciar sentindo-se humilhadas pois já estão fragilizadas pelas agressões, sejam elas físicas ou psicológicas e, normalmente quando chegam a denunciar, a situação já está fora dos limites. 

Muitas delas sofrem sozinhas e caladas.

Não podemos esquecer, o silêncio pode matar, então denunciem.

Portanto, esta data tem o objetivo de alertar a sociedade contra os casos de violência e maus tratos contra as mulheres. Como foi descrito acima, a violência física, psicológica e assédio sexual são alguns exemplos. 

Você sabia que há um sinal de ajuda?

No dia de hoje, 25 de novembro, é oficialmente designado pela ONU, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. Este dia está relacionado com a homenagem às irmãs Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, que ficaram conhecidas como as "La Mariposas", presas, torturadas e brutalmente assassinadas em 25 de novembro de 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo, pois se opuseram à ditadura do mesmo.  Atualmente a data vem sendo promovida pela ONU e pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e Ministério do Desenvolvimento e Combate à fome, sendo fonte de divulgação o Disque 180, que atende casos de denúncias de violência contra as mulheres. blog silvania melo, blog, blogueira

O sinal de ajuda é um gesto com uma mão que pode ser usado para alertar sobre a violência doméstica e foi originalmente criado como uma ferramenta para combater o aumento de casos durante o isolamento social. 

"O sinal é realizado segurando a mão com o polegar na palma da mão e dobrando os dedos para baixo, prendendo simbolicamente o polegar entre os dedos." 

Esse sinal apareceu pela primeira vez no Canadá via Canadian Women's Foundation em 14 de abril de 2020 e em 28 de abril de 2020 nos Estados Unidos pela Womwn's Funding Network. Foi elogiado pelas fundações internacionais da violência contra a mulher.

Vamos difundir esse sinal no Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paginação numerada



Subir