3 de novembro de 2021

Novembro Azul

Câncer de próstata, Novembro Azul, O que é novembro azul,  qual é o objetivo da campanha novembro azul, qual é o significado de novembro azul, como funciona a campanha novembro azul


 Oi gente, como vocês estão? Novembro iniciando e com ele cheirinho de final de ano, de Natal e Ano Novo...uma delícia neh.

Mas não podemos esquecer também que Novembro é comemorado o mês todo como "Novembro Azul" que promove a conscientização sobre a saúde masculina.

No mês de Novembro, diversos prédios e monumentos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. 

O câncer é o crescimento descontrolado das células, que pode levar a formação dos tumores que podem ser benignos ou malignos. Na maioria dos casos o câncer de próstata cresce de maneira lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos pode crescer rapidamente e se espalhar para outros órgãos e causar a morte. 

1 a cada 6 homens será diagnosticado com câncer de próstata, morrem da doença no Brasil, 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos e 90% são curáveis, caso haja diagnóstico precoce.

Apenas 32% dos homens já fizeram exames de próstata. 

Mas o que é a próstata?

Câncer de próstata, Novembro Azul, O que é novembro azul,  qual é o objetivo da campanha novembro azul, qual é o significado de novembro azul, como funciona a campanha novembro azul

Câncer de próstata, Novembro Azul, O que é novembro azul,  qual é o objetivo da campanha novembro azul, qual é o significado de novembro azul, como funciona a campanha novembro azul


A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada à frente do reto e abaixo da bexiga, ela envolve a porção inicial da uretra, canal onde a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz o sêmen.

A detecção precoce é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial, visto que os sinais e sintomas se manifestam em estágio mais avançados. 

Homens a partir dos 50 anos realizem os exames para o diagnóstico, como exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), exame de sangue onde é observada a quantidade dessa proteína produzida pela próstata, onde níveis altos da mesma podem significar câncer ou doenças benignas da próstata, além da biópsia prostática e exame de toque retal, onde é avaliado o tamanho, forma e textura da próstata, é rápido e indolor.

Sinais e sintomas

Como disse a acima, em sua fase inicial o câncer de próstata tem evolução lenta, não apresentando muitas vezes sintomas. Porém em sua fase avançada pode apresentar: 

  • Dores ao ejacular
  • Urina escura
  • Sensações de bexiga cheia após urinar
  • Dor óssea
  • Dificuldade, dor e ardor ao urinar
  • Jato de urina fraco
  • Maior frequência de micção, principalmente a noite.


Medidas Preventivas

  • alimentação saudável
  • prática de atividades físicas
  • Não fumar
  • Evitar consumo de bebidas alcoólicas

Espero que você tenha gostado do conteúdo, trouxe esse tema que trata-se de um esforço em romper com o preconceito em torno do exame de toque retal, utilizado para diagnosticar o câncer de próstata e estimular os homens a procurar serviços médicos e cuidar da saúde.

Curiosidade:

A Campanha #NovembroAzul, responsável pela conscientização do câncer de próstata, doença acometida aos homens, surgiu no ano de 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina.

E no Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e quando necessário, fazer exame de toque e obteve ampla divulgação.

Lembre-se: 

#homemtambemsecuida

4 comentários:

  1. Importantíssimo!!! Obrigada pela postagem!

    ResponderExcluir
  2. If you are looking for coupon codes for halara coupon code or any other specific retailer, I recommend visiting their official website or signing up for their newsletters to receive updates on any available promotions or discounts. It's also worth checking out coupon websites or online forums where users share coupon codes they have come across

    ResponderExcluir

Paginação numerada



Subir